(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
30/01/2018

25 filmes alemães essenciais que você precisa assistir

A Alemanha é um país extremamente importante para a sétima arte, isso é indiscutível. Ao final da Primeira Guerra Mundial, o cinema da Alemanha começou a ter uma significância maior e, em consequência disso, o sucesso econômico começou a aparecer – mesmo que timidamente – para esse segmento da arte.

Bastante influenciado pelas tendências da vanguarda artística, o cinema Expressionista Alemão tão famoso por obras como O Gabinete do Dr. CaligariMetrópolis Nosferatu começou a aparecer e marcar uma era.

É claro que o nazismo não ficaria de fora. Leni Riefenstahl, diretora alemã da década de 30 teve bastante influência nessa região por ser amiga próxima de Hitler, e em consequência disso, fez diversos filmes e documentários para o Partido Nazista Alemão. Além disso, ela é um grande exemplo da estética no cinema.

Até os dias de hoje a Alemanha continua surpreendendo com a sua presença no cinema. Confira, então, a nossa lista de 25 filmes essenciais desse país.

O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

Nosferatu (1922) | F.W. Murnau

Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.

A Última Gargalhada (1924) | F.W. Murnau

Um velho porteiro de um hotel de classe se vê sendo substituído por um empregado mais jovem, e posto para trabalhar como ajudante de lavatório. Sendo seu emprego de porteiro o maior orgulho de sua vida, e agora ridicularizado por seus vizinhos e amigos, o velho homem volta ao hotel à noite, em busca de seu antigo uniforme, símbolo de sua glória passada.

Fausto (1926) | F.W. Murnau

Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.

Metrópolis (1927) | Fritz Lang

O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.

O Anjo Azul (1930) | Josef von Sternberg

Alunos de ensino médio trocando figurinhas durante a aula. É com este cenário que começa a lenta, porém crescente, degradação da vida do professor de artes e ciência, Immanuel Rath (Jannings). Quando este descobre serem as figurinhas fotos de mulheres semi-nuas conseguidas na casa de espetáculos Anjo Azul, que seus alunos frequentam, Rath vai lá tirar satisfações com os garotos, e acaba conhecendo a cantora de cabaré Lola Lola (Dietrich).

M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) | Fritz Lang

Assassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressionismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, este de 1922.

Triunfo da Vontade (1935) | Leni Riefenstahl

O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

O Enigma de Kaspar Hauser | Werner Herzog

Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real.

O Medo Consome a Alma (1974) | Rainer Werner Fassbinder

Emmi (Brigitte Mira), uma sexagenária viúva alemã, se apaixona por um imigrante muçulmano e negro, 20 anos mais jovem, chamado Ali (El Hedi ben Salem). Eles decidem ficar juntos e enfrentam as opiniões contrárias de família, amigos e vizinhos. Ultrapassando o preconceito e as diferenças culturais e sociais, os dois vão vencendo as dificuldades, mas logo começam a questionar os próprios sentimentos e a validade da relação.

Alice nas Cidades (1974) | Wim Wenders

Baseado nas primeiras viagens de Wenders às Américas, conhecemos o personagem Philip Winter, que vai para os Estados Unidos para fazer algumas reportagens. Ele não consegue, tendo que voltar para a Alemanha. Só que o aeroporto está fechado, e ele só consegue passagem para o dia seguinte. Ele conhece uma mãe e uma filha na mesma situação, com quem divide seu quarto em um hotel. Quando acorda na manhã seguinte, a mãe da menina foi embora e ele assume de vez o papel paterno da jovem Alice.

O Barco: Inferno no Mar (1981) | Wolfgang Petersen

Retrata o inferno dos tripulantes de um submarino alemão que, em 1942, sofreu durante a ‘Batalha do Atlântico’. De modo realista conhecemos como um simples submarino que lutava contra navios gigantescos dos Ingleses e todo o sofrimento de quando eram atacados. Produção alemã indicada a 6 Oscar.

Paris, Texas (1984) | Wim Wenders

Travis vaga sem destino pelo deserto sem saber quem é ou onde está. Quando seu irmão Walt o encontra, resolve levá-lo para viver com ele e sua família, na esperança de ajudá-lo a recuperar sua memória. Aos poucos, as lembranças retornam e o homem recorda ter abandonado sua esposa Jane, e seu filho quatro anos atrás. Isso motiva Travis a fazer contato com várias pessoas de seu passado para entender melhor o presente.

Asas do Desejo (1987) | Wim Wenders

Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a proporcionar conforto para as almas sozinhas e deprimidas após estas passarem para o Outro Lado. Certo dia um deles passa a querer experimentar as sensações que somente os vivos possuem, e resolve abrir mão de sua imortalidade em troca de poder ser um deles. Ele logo descobrirá o amor em uma trapezista de circo.

Corra, Lola, Corra (1998) | Tom Tykwer

Manni é o coletor de uma quadrilha de foras-da-lei e estava tendo o seu dia de sorte: carregava uma grande quantidade de dinheiro do bando para testarem sua confiança. Só que, para o seu azar, perdeu o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero e tendo que, em 20 minutos, recuperar todo o valor perdido. Desesperado, liga para sua namorada, que começa uma incansável corrida contra o tempo para tentar arrumar todo o dinheiro e seu namorado não ter de acertar as contas com a gangue com sua própria vida.

A Experiência (2001) | Oliver Hirschbiegel

Uma equipe de cientistas arregimenta 20 presos para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os prisioneiros são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de internos. As cobaias são isoladas numa área da penitenciária onde certas regras devem ser obedecidas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente, mas a violência não tarda a explodir.

Adeus, Lenin! (2003) | Wolfgang Becker

A mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.

Edukators (2004) | Hans Weingartner

Em Berlim, a estudante Jule causa um acidente atingindo a limusine de um milionário. Logo ela descobre que dois amigos seus estão invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Então Jule convence Jan, um dos amigos, a visitar a casa do milionário do acidente.

Contra a Parede (2004) | Fatih Akin

Sibel (Sibel Kekilli) é uma jovem muçulmana que está em uma clínica de recuperação após uma tentativa de suicídio. Lá, ela conhece Cahit (Birol Ünel), um homem que, como ela, tem origem turca. Eles decidem se casar para que possam se livrar da disciplina rígida de suas famílias. Mas, apesar de no princípio não quererem uma vida conjugal comum, Cahit acaba se apaixonando por Sibel, e em um ataque de ciúmes, acaba matando um de seus amantes.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004) | Oliver Hirschbiegel

Apresenta os últimos dias da vida de Adolf Hitler, ditador nazista que foi um dos responsáveis pela morte de seis milhões de judeus em campos de concentração e suas decisões nos seus últimos momentos até o seu suicídio.

Uma Mulher Contra Hitler (2005) | Marc Rothemund

Durante a Segunda Guerra Mundial, Sophie e Hans Scholl são membros da resistência anti-nazista. Quando eles são presos pela Gestapo, passam a ser torturados e são obrigados a revelar segredos de seu movimento. Aí começa a luta para acabar com o sofrimento e preservar os segredos de seus amigos.

A Vida dos Outros (2006) | Florian Henckel von Donnersmarck

Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland.

O Grupo Baader Meinhof (2008) | Uli Edel

Na década em que sexo, drogas e rock’n roll, era a base da juventude, um movimento surgiu com alta dose de ideologia e terminou com a execução de diferentes crimes. Atentados a bomba e ações terroristas ameaçaram por anos a democracia européia. O radicalismo dos jovens criados no período pós nazismo liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin levaria até as últimas consequências a tentativa de romper um possível fascismo. Buscar os direitos do homem sem aplicar uma forma humana de protesto foi o maior erro destes jovens que, por uma revolução limpa, acabaram sujando muitas histórias com sangue.

A Fita Branca (2009) | Michael Haneke

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.

Paradies: Liebe (2012) | Ulrich Seidl

Narra a história de mulheres brancas europeias na faixa dos 50 anos que passam férias no Quênia, onde conhecem os chamados “Beach Boys”, homens jovens que viram seus amantes. Quem explora e quem é explorado na indústria do turismo sexual é a questão principal do filme. Um retrato forte e inquietante sobre a solidão feminina e o desequilíbrio econômico na África.

Menções Honrosas

Pra Que Serve o Amor Só em Pensamentos? (2004) | Achim von Borries

Paul (Daniel Brühl) e Günther (August Diehl) são estudantes que querem viver com intensidade, sem admitir limites ou compromissos. Num fim de semana eles viajam para a casa de veraneio da família de Günther, onde Paul se interessa por Hilde (Anna Marie Mühe), a irmã de seu amigo. Ela retribui o interesse, mas na verdade está tendo um caso com Hans (Thure Lindhardt), ex-amante de Günther. É quando Paul e Günther convidam vários conhecidos para uma festa, que termina de forma trágica.

A Onda (2008) | Dennis Gansel

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

 

Fonte: Canto dos Clássicos

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp