(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
17/10/2017

5 motivos para fazer intercâmbio na Alemanha

A Alemanha é um dos países mais buscados por intercambistas, e motivos para isso não faltam. A maior economia europeia é reconhecida mundialmente pela qualidade do ensino, pela força de seu mercado e pela paixão por cervejas (e festas). Veja os motivos pelos quais o intercâmbio na Alemanha é tão procurado.

Motivos para fazer intercâmbio na Alemanha

Educação de referência

A Alemanha é um país que leva os estudos muito a sério. As universidades de lá possuem excelente estrutura e são referência no mundo inteiro. O ensino técnico no país, inclusive, é considerado o melhor do planeta. O modelo, baseado em parcerias com grandes empresas, equilibra teoria e prática. As oportunidades de aprendizado e networking são enormes, um diferencial e tanto para começar a carreira. Para se ter uma ideia, mais de 50% da força de trabalho do país vem desse sistema.

Além disso a Alemanha aboliu recentemente a cobrança de matrículas em suas universidades, tanto para alunos locais quanto para estrangeiros, o que torna ainda mais vantajosa a ideia de um intercâmbio por lá.

Múltiplas fronteiras

Nenhuma nação europeia tem tantos vizinhos quanto a Alemanha. O país faz fronteira com França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Polônia, Dinamarca, Suíça, República Tcheca e Áustria. Ou seja, se a ideia de viajar ao longo do intercâmbio te agrada, a Alemanha é o lugar perfeito.

Oportunidade de aprender dois idiomas

Aprender alemão pode não ser tão simples quanto aprender inglês e espanhol, por exemplo, mas é um investimento que vale a pena fazer. O mercado de trabalho do país (e as muitas multinacionais alemãs) veem com muito bons olhos os profissionais estrangeiros que dominam o idioma, e nada melhor do que aprendê-lo usando em seu dia a dia! Vale ressaltar, no entanto, que o inglês também é muito falado por lá. O país conta, inclusive, com uma série de programas de estudo ministrados no idioma.

Sendo assim, porque não aproveitar para voltar do seu intercâmbio na Alemanha fluente em duas novas línguas?

Receptividade

A receptividade com intercambistas é um ponto que merece bastante destaque. O país está entre os cinco que mais recebem estudantes estrangeiros no mundo. As universidades locais são muito bem preparadas para recepcionar alunos internacionais, o que torna o processo de adaptação mais simples. Além disso, o povo é bastante solícito e paciente com quem está chegando e aprendendo a língua e os costumes. Logo nos primeiros dias é possível observar a disposição em ajudar e compreender quem ainda está dando os primeiros passos em alemão (ou inglês), por exemplo.

Cervejas (e festas!)

Para quem gosta de cerveja, a Alemanha é um paraíso. As melhores e mais famosas cervejarias do mundo estão lá, e o custo para degusta-las (com moderação!) é bem mais baixo que no Brasil. Além disso, o povo alemão adora festejar. É bem possível que ao longo do seu intercâmbio você tenha a oportunidade de curtir eventos como a Oktoberfest, uma boa chance de se impressionar com a quantidade de cerveja que um alemão é capaz de ingerir.

Fonte: A Melhor Coisa da Minha Vida

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp