(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
03/11/2017

8 curiosidades sobre Munique

A terceira maior cidade da Alemanha e capital do Estado da Bavária é imponente. Famosa pela Oktoberfest, Munique é cheia de encantos que vão muito além da festa, com um clima que é ao mesmo tempo clássico e moderno, em uma região mais ao interior do país mas com uma das melhores qualidades de vida da Alemanha (e até da Europa).

Veja abaixo 8 curiosidades da maravilhosa Munique. 🙂

1. As pessoas costumam beber a qualquer hora do dia: Sim, não tem como começar a falar sobre Munique sem citar a cerveja. O alemão ama a bebida e em Munique isso é ainda maior, onde a cerveja é consumida em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Não é nenhuma raridade você sair tomar café da manhã e ver alguma pessoa bebendo um copo de cerveja em algum balcão com a maior naturalidade.

2. O caneco de cerveja de 1 litro é bem normal: Porções bávaras são brutas e beber cerveja em copo pequeno em Munique é uma heresia. Lá é bem tradicional o Maß (mass), um canecão de 1 litro. Em vários bares o menor copo disponível é o de 500ml (que no Brasil costuma ser o maior de todos). O mesmo vale para as embalagens. Long neck e latinhas praticamente não existem por lá, então em bares/festas ou até na rua as pessoas bebem direto de garrafas de 500 ou 600ml mesmo.

3. Munique é a casa de várias cervejarias históricas: Para fechar o assunto cerveja na terra da Oktoberfest original, Munique é a casa de algumas das cervejarias mais tradicionais da Alemanha e da Europa, e todas têm bares clássicos que são visitas imperdíveis para quem está na cidade. Destaque para a Hofbräuhaus – criada no século XVI e que tem um dos restaurantes mais famosos e legais da cidade -, a Augustiner (provavelmente a mais popular entre os locais) e a Paulaner.

4. Munique tem construções imponentes por todos os lados: É incrível andar pela cidade e ver como para cada canto que você olha há alguma construção de séculos atrás imponente e extremamente bem cuidada. Na região central, nos arredores da Marienplatz (que data de 1158!) chega a ser difícil de assimilar a classe a grandiosidade de tudo. E tem arquitetura moderna também nos bairros mais novos da cidade, como o famoso conjunto de prédios redondos da BMW ou o lindo estádio Allianz Arena, do Bayern de Munique.

5. O Englischer Garten é maior que o Central Park: Muita gente fala sobre o tamanho enorme do Central Park, em NY, mas o Englischer Garten em Munique é ainda maior! Ele tem quase 4km de extensão com muita área verde, gramados enormes, trilhas, lagos e rios. Aliás, é em um trecho rio modificado dentro do parque que os alemães surfam de um jeito bem curioso, e também é por lá que fica um dos principais biergartens da cidade, na torre chinesa bem no meio do parque, um lugar perfeito para sentar em mesas de madeira e tomar um chope comendo um pretzel.

6. Os jardins são lindos e bem cuidados: Pode nem ser novidade falar isso, mas o cuidado dos alemães com a limpeza é extraordinário e os jardins em Munique são fora de série. No inverno todos são tomados pela neve, mas no verão a visão perto dos palácios e parques da cidade é colorida e charmosa demais.

7. A estrutura dos Jogos Olímpicos de 1972 é incrivelmente bem utilizada: Sabe esses elefantes brancos no Brasil, construídos para Copa do Mundo ou Olimpíadas e depois inutilizados? Na Alemanha o Parque Olímpico criado para os Jogos de 1972 é até hoje super bem utilizado. O Olympiapark virou local de eventos, shows, esportes e parque para os moradores passearem. Nos finais de semana barraquinhas de comida e food trucks ficam por lá e o lugar é sensacional para passar o dia.

8. Os metrôs são bem antigos, mas muito bem cuidados: Se está funcionando e em boas condições, pra que trocar? Boa parte dos metrôs em Munique são visivelmente antigos (inclusive com uma aparência vintage bem legal), mas estão super bem cuidados e funcionam perfeitamente. Como em outros lugares da Europa, lá é bem comum você mesmo ter que abrir a porta do vagão, e nos metrôs de Munique isso é feito puxando uma alavanca.

Fonte: Perambular

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp