(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
09/01/2018

9 dicas práticas para você que vai viajar para a Alemanha

A Alemanha é um dos principais destinos da Europa, eu mesmo já fui 3 vezes. Sua história, cultura, arquitetura, museus e gastronomia fazem do país um dos mais interessantes de serem visitados. E se você está se preparando para conhecer o país, vai gostar deste post aqui no blog! Separei algumas dicas práticas para você que está embarcando para a Alemanha.

Berlim e Munique são sem dúvida as cidades mais cobiçadas pelos turistas, mas se engana quem pensa que o turismo para por aí. São dezenas de destinos que valem a visita, tanto por sua história, quanto pela beleza natural. E para quem gosta, a visita é sempre regada a muita cerveja!

Ao começar os planos de todas as minhas viagens, geralmente busco dicas que serão úteis num novo destino: qual a taxa de câmbio, expressões básicas e gírias no idioma local, quais é a melhor época para viajar. Enfim, faço um balanço geral para garantir que nada falte e eu consiga aproveitar com mais tranquilidade a viagem.

 

1. Visto

Brasileiros não precisam de visto para ficar por até 90 dias na Alemanha, ou qualquer outro dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Mas saiba que para entrar no país é preciso ter um seguro de viagem internacional com cobertura de pelo menos 30 mil euros, além de comprovar ter 60 euros por dia de viagem. É necessário também que o passaporte tenha validade de pelo menos 6 meses. Não é necessária nenhuma vacina para entrar no país.

Qualquer problema você pode procurar a Embaixada Brasileira em Berlim. Caso precise ficar mais tempo no país, entre em contato com a Embaixada da Alemanha em Brasília, ou então um dos consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

2. Moeda

A Alemanha pertence a zona do euro, portanto a moeda em circulação no país é o Euro (€). Ele está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e 1 e 2 euros. Além disso há bancos e casas de câmbio espalhadas por todas as cidades do país. Visa e Master são as principais bandeiras de cartão de credito aceitas no país.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar Euros, facilmente verificadas pelo site da Exchang Money. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Cotação, uma das maiores agências online do Brasil. Faça um orçamento online sem compromisso.

P.S.:Cotação e Exchang Money são parceiras do blog e caso você feche a operação de câmbio, recebemos uma comissão. Calma, você não pagará taxas extras. Solicite um orçamento e comprove!

 

3. Idioma

O idioma oficial da Alemanha é o alemão. Você consegue se comunicar bem com o inglês, mas é importante aprender pelo menos algumas palavras básicas. Algumas palavrinhas essenciais em alemão:

  • Hallo: oi;
  • Tschüss (pronuncia “Tieeuss”): tchau;
  • Bitte (pronuncia “Bi-te”): por favor;
  • Danke (pronuncia “Dan-ke”): obrigado;
  • Ja: (pronuncia “Iá”): sim;
  • Nein (pronuncia “Nain”): não;
  • Badezimmer: banheiro;
  • Wasser: água.

 

4. Melhor época para viajar

A Alemanha é um país bem frio, ainda mais no extremo norte, e as estações do ano são bem definidas. A temperatura no verão (julho a setembro) varia de 18°C a 24°C, mas alguns dias mais abafados podem esquentar mais. Na primavera e no outono, estações de transição, a temperatura fica entre 8°C e 18°C. Agora, se sua viagem for no inverno (dezembro a março) a temperatura pode chegar a mínima de -5°C.

A melhor época para viajar na Alemanha é sem dúvida entre maio a setembro (primavera e verão), quando as temperaturas estão mais altas. Apesar de chover um pouco mais, isso não atrapalhará sua viagem.

 

5. Gastronomia

Apesar de não ser um país muito grande, cada região possui suas próprias receitas e tradições. Os principais ingredientes da culinária alemã são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas (Wurts). Não deixe de experimentar alguns tipos de salsicha, que são vendidas em todos os lugares, até mesmo barraquinhas de rua. O joelho de porco e o chucrute (repolho), também estão entre os pratos mais famosos do país.

6. Cervejas

As cervejas alemãs estão entre as melhores do mundo. Então, experimenta-las é quase uma obrigação de quem visita o país! Entre os tipos mais comuns estão: Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. No artigo que indiquei acima também falo sobre cervejas.

 

7. Principais cidades para visitar

É possível fazer uma viagem de meses apenas dentro da Alemanha, sou a prova disso. O país tem cidades incríveis que valem muito a pena incluir em qualquer roteiro, e entre as mais famosas estão:

Berlim

A capital do país, Berlim, é destino obrigatório para quem visita a Alemanha. Com uma história incrível, a cidade é um museu ao céu aberto, onde encontramos vários marcos da história mundial recente. Além disso, ela tem várias galerias de arte contemporânea, museus, eventos e festas.

Entre os artigos que publiquei sobre a cidade, não deixe de ler sobre os principais pontos turísticos de Berlim, e também o post para conhecer os lugares históricos de Berlim. Se você quiser cair na balada durante a viagem, veja o melhor da vida noturna em Berlim.

Munique

Munique é a casa da Oktoberfest. A cidade reúne muita história, museus incríveis, muitas festas e vários tipos de comida típica alemã. Quem gosta de cerveja, não pode deixar de conhecer. Além de ser a principal sede da famosa Oktoberfest, a cidade é cheia de cervejarias, ou seja, não importa a época, você sempre encontrará boas e muitas cervejas para consumir!

Colônia

A simpática cidade de Colônia fica às margens do Rio Reno. Quem visita a cidade tem a sua disposição, castelos medievais, museus famosos, vinhedos, cruzeiros românticos pelo Reno, uma rua onde ficam lojas das principais marcas do mundo, e ainda a famosa cerveja Kölsch.

Dresden

Dresden é a capital do império saxônico. Reconhecida mundialmente por sua arquitetura barroca e pelos artesanatos de porcelana, a cidade foi dizimada pelos bombardeios durante o final da Segunda Guerra Mundial, mas se reconstruiu. Hoje é uma das cidades mais visitadas da Alemanha e abriga diversos museus, construções históricas, entre outros.

Frankfurt

Uma das maiores cidades da Alemanha, Frankfurt é cheia de arranha-céus, sendo um dos principais polos econômicos e culturais da Europa. A cidade possui diversos museus, restaurantes, casas noturnas e uma noite para lá de animada.

 

Baviera

A região da Baviera fascina os viajantes com seus pequenos vilarejos, cheio de casinhas coloridas com floreiras na janela, castelos que parecem ter sido tirados de um conto de fadas e montanhas.

 

8. Tomadas

Na Alemanha, a voltagem das tomadas é de 230 volts com uma frequência de 50 Hz. As tomadas são do tipo de dois pinos, diferente do padrão atual brasileiro. Então, você precisará de um adaptador universal, leia mais sobre isso no guia que publiquei sobre as tomadas pelo mundo.

 

9. Transporte público na Alemanha

Entre os meios de transporte mais utilizados na Alemanha estão trem, ônibus e avião, e conhecer bem cada uma das opções é essencial para saber qual deles é o ideal para você. Como fiquei vários dias em Berlim, também conheci bastante sobre o transporte urbano local, e escrevi um artigo sobre como ir do aeroporto ao centro de Berlim. Veja também dicas práticas sobre como se locomover em Berlim.

Fonte: Quero Viajar Mais

 

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp