(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
31/10/2017

Conheça 30 curiosidades surpreendentes sobre a Alemanha

Uma nação cheia de cultura e história como a Alemanha merece um destaque especial sendo um dos países mais importantes da União Europeia, e uma verdadeira potência no mercado econômico.

Todos os países têm a sua história e da Alemanha está repleta de curiosidades. Conheça 30 curiosidades.

 

1 – Horário de Verão 

A Alemanha foi o primeiro país em todo o mundo a utilizar o horário de verão. Algo que aconteceu em 1916 enquanto ainda decorria a Primeira Guerra Mundial e foi implementado para economizar energia.

2 – Pontes 

Berlim tem mais pontes do que Veneza, aliás, a capital alemã tem 960 pontes e 59,8 quilômetros quadrados de água que são constituídos por lagos e cerca de 180 quilômetros de vias navegáveis.

3 – Dimensão 

A Alemanha é o quinto maior país na Europa, tendo uma área de 357.021 quilômetros quadrados. Apenas a França, a Espanha, a Suécia e a Ucrânia são maiores.

7 – Um clássico na Alemanha 

Estima-se que mais de 800 milhões de currywurst sejam consumidos no país todos os anos. O currywurst é uma salsicha que é servida com um molho picante e que se tornou um clássico como comida de rua na Alemanha. Esta iguaria tem mesmo um museu em Berlim.

8 – Imigrantes

A Alemanha é o destino mais popular para imigrantes na Europa.

9 – Capital

O país já mudou de capital várias vezes ao longo dos anos. Aachen foi a primeira a partir do ano de 794, Regensburg, Frankfurt-am-Main, Nuremberg,Weimar, Bonn (Capital da Alemanha Ocidental) e Berlim desde a reunificação em 1990.

10 – Nomes

O sobrenome mais popular popular em toda a Alemanha é Müller

11 – Automóveis

A Alemanha é o segundo maior país produtor de carros em todo o mundo com marcas como a Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW, Opel, Porsche e Audi.

12- Estrada

A Autobahn é uma estrada alemã que se destaca por ser a primeira do mundo e por 65% do seu percurso não ter limite de velocidade marcado.

13 – Cultura

A Alemanha é o país com maior oferta cultural em todo o mundo. O país tem cerca de 6.200 museus, 820 teatros, 8.800 bibliotecas e 130 orquestras. A Alemanha já tinha em 1998 quase a mesma quantidade de museus que o Reino Unido e a Itália juntos.

14 – Vegetarianismo

Segundo aquilo que vários estudos indicam, cerca de 9% da população alemã é composta por vegetarianos, mais de 7 milhões de pessoas. Neste indicador, o país fica em terceiro lugar na Europa apenas atrás da Itália e da Suécia.

15 – Cervejaria

A cervejaria Weihenstephaner, localizada no estado da Baviera, é a cervejaria mais antiga do mundo e está em funcionamento desde 1040.

16 – Preço da cerveja

Em alguns restaurantes a cerveja pode chegar a custar o mesmo ou até menos do que água.

17 – Consumo

A Alemanha é o terceiro país que mais consome cerveja em todo o mundo, estando apenas atrás da República Checa e da Áustria.

18 – A rua mais estreita do mundo

Esta rua existe, chama-se Spreuerhofstrasse, tem 31 cm na sua parte mais estreita, e está localizada na cidade de Reutlingen.

19 – Relógio de cuco

Este tipo de relógio terá sido inventado na Alemanha no século XVII, sendo que os dois maiores relógios de cuco do mundo estão localizados em Schonach e um deles chega a medir 5 metros e a pesar 150 kg.

20 – Vestígios do regime

Existem por baixo da cidade de Berlim mais de 300 bunkers e várias centenas de quilômetros de túneis subterrâneos construídos durante a era nazista.

21 – Pai Natal do mal

Na Alemanha existe a lenda do Krampus, um ‘Pai Natal do mal’ que em vez de presentear as crianças boas, avisa e pune as crianças que foram mal comportadas.

22 – Downloads

Na Alemanha é completamente proibido fazer downloads via torrent. A punição é uma multa bastante significativa.

23 – Assoar

Os alemães não têm qualquer problema em assoar o nariz em qualquer lugar e em qualquer momento. O hábito que muitas pessoas têm de continuar a fungar para eles é inadmissível.

24 – Holocausto

Negar os acontecimentos do Holocausto é um crime punível segundo a legislação alemã.

25 – Atravessar a rua

Na Alemanha, a grande maioria das pessoas não atravessa a rua até o sinal estar verde, mesmo que não venha nenhum carro. Existe multa para quem for apanhado a atravessar o sinal vermelho.

26 – Igreja

A catedral da cidade alemã de Ulm é a igreja mais alta do mundo com cerca de 161 metros de altura. O equivalente a um prédio de 65 andares.

27 – Barbie e Angela Merkel

Durante as comemorações do aniversário dos 50 anos da Barbie, em 2009, a Mattel produziu uma Barbie inspirada em Angela Merkel.

28 – Desemprego

 A Alemanha tem uma das menores taxas de desemprego do mundo. Mais de metade da população entre os 15 e os 64 anos estava empregada em 2016 e a taxa de desemprego é de apenas de 4,2%.

29 – Livros

A Alemanha é um dos países que mais livros pública em todo o mundo. São aproximadamente 94 mil títulos por ano. O evento literário mais importante do mundo também acontece em Frankfurt, a Feira do Livro de Frankfurt.

30 – Dialetos

Existem 35 diferentes dialetos no idioma alemão.

Fonte: Mundo ao Minuto

 

 

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp