(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
22/11/2018

Eisenach, a cidade do castelo de Wartburg

Eisenach, a cidade do castelo de Wartburg

Fonte: www.deutschland.de – Acessado em: 22-11-2018

 

Katja Wolf, prefeita de Eisenach, o que torna sua cidade especial? 

Eisenach oferece uma mistura bem especial de cidade cultural histórica, importante centro industrial e excepcionais espaços naturais.

O castelo de Wartburg é um símbolo e uma atração desta cidade, devido à sua história, à sua relação com personalidades históricas, como Santa Elisabete e Lutero, e à sua situação geográfica elevada. Johann Sebastian Bach, que nasceu em Eisenach, e sua música são venerados nesta cidade. Somos uma de cerca de 70 cidades da Reforma (Reformationsstädten) da Europa e um centro de festividades do aniversário da Reforma na Turíngia.

Mas ao lado da “alta cultura” também existe em Eisenach a indústria e o artesanato realistas e simples. Eisenach é um centro tradicional da indústria automobilística, pois sua posição geográfica central e favorável ao trânsito fez surgir aqui muitos núcleos industriais. A partir deste ano, conseguimos até mesmo a categoria de “Cidade Universitária”, graças à fundação da faculdade Duale Hochschule Gera Eisenach. Eisenach, que se transforma a cada dia que passa,  tornou-se também uma região de imigração, acolhendo muitos refugiados. A tarefa desta cidade é, agora, comprovar seu cosmopolitismo e, ao mesmo tempo, realizar sua chance de se desenvolver.

Eisenach, que é um centro cultural heterogêneo não muito grande, tem uma situação geográfica espetacular, localizando-se entre duas paisagens excepcionais, o Parque Nacional da Floresta da Turíngia e o Parque Nacional Hainich, as quais formam a Região do Patrimônio Mundial da Unesco Wartburg-Hainich.

O que a senhora vê, quando olha da janela do seu gabinete?

Meu escritório fica no segundo andar do prédio histórico da prefeitura. Quando olho da minha escrivaninha diretamente através da janela, vejo a igreja Georgenkirche, onde está a pia de batismo de Bach. Esta igreja, restaurada, é um refúgio de recolhimento em meio ao dia a adia alvoroçado. Sua torre com relógio acompanha o transcorrer do dia. Ao mesmo tempo, eu me lembro dos concertos maravilhosos que acontecem aqui. Uma especialidade são os concertos Eisenacher Marktkonzerte, nos quais se podem regozijar trinta minutos de música de órgão todos os dias à tarde, exceto aos domingos.

Do outro lado do meu escritório, vejo a principal rua comercial desta cidade, a Karlsstrasse, uma expressão do nosso movimentado centro urbano. Estou muito satisfeita com tantas possibilidades de fazer compras neste centro que é exatamente isto: um centro urbano.

Qual a parte da sua cidade, em que a senhora mais gosta de estar?

Minha preferência é um lugar que, aliás, não fica na cidade. É o morro de Metilstein, em frente ao castelo de Wartburg. Deste ponto, se fica de costas para a cidade, afastando-se um pouquinho do alvoroço do dia a dia, dos ruídos e da correria da cidade. Ao mesmo tempo se tem pela frente o castelo de Wartburg e, atrás deste, a Floresta da Turíngia, o que nos dá uma sensação de descanso, pela sua amplidão, pelo seu castelo e sua estabilidade. Lá, estamos bem próximos da cidade e também do castelo e do alvoroço, mas afastados de tanto alvoroço, o que é, de vez em quando, muito agradável.

Que personalidade da sua cidade a senhora mais admira? 

Atualmente não existe nenhuma personalidade que eu queira acentuar em particular. Admiro muito as pessoas engajadas que organizam muita coisa e que têm visões que valem a pena ser promovidas. Felizmente há em Eisenach muitas dessas pessoas.

Entre as personalidades históricas de Eisenach é Santa Elisabete a personalidade que mais admiro, pois ela demonstrou seu amor ao próximo, a despeito de toda convenção e de todo conforto.

Admiro muito a música de Johann Sebastian Bach e sinto-me muito feliz pelo fato de que sempre temos em Eisenach a oportunidade de ouvir interpretações excepcionais.

Atualmente, celebra-se em Eisenach o aniversário da Reforma e, sendo assim, fala-se, discute-se e debate-se muito sobre Martinho Lutero (Martin Luther). Fico sabendo, cada vez mais, sobre as diferentes facetas de Martinho Lutero. Sua personalidade me impressiona muito. Ele era uma pessoa forte, cheia de energia e até mesmo enraivecida quando se tratava de suas teses, de suas visões. E, na sua vida privada, era sensível e carinhoso.

Que lugares a senhora gostaria de mostrar aos turistas? 

Gosto de surpreender meus convidados quando, pouco antes do penhasco Drachenschlucht, muito badalado pelos turistas, tomo uma outra direção, mostrando-lhes o Landgrafenschlucht, um penhasco mais íntimo, com formação geológica muito linda, sem bem que não seja tão espetacular e estreito como o Drachenschlucht. Em compensação, não encontramos aqui tantos turistas, podendo nos concentrar mais nessa atmosfera exuberante. E o Landgrafenschlucht é somente um exemplo de tais lugares maravilhosos. Da mesma maneira, podemos caminhar pela gruta Elfengrotte ou pelo Castelo de Eisenach. Lugares excepcionais e aconchegantes tão perto da cidade, que podem ser alcançados a pé.

Onde se podem conhecer melhor as pessoas da sua cidade?

A melhor maneira de ficar conhecendo os habitantes de Eisenach são as festas tradicionais. O melhor exemplo seja talvez a festa “Sommergewinn”, a mais antiga festa alemã anual de primavera que dura uma semana, terminando com um desfile pomposo e colorido. Na arrancada da corrida “Rennsteiglauf”, também podemos encontrar muitos “Eisenacher” que acompanham e incentivam os corredores com muita emoção. No dia a dia, podemos encontrar muitos habitantes de Eisenach nas diversas associações, as quais cobrem todo o espectro do engajamento civil. Sou imensamente grata pela existência destes voluntários que se engajam e organizam tanto em Eisenach.

E onde a senhora mais gosta de passar as suas férias?

O mundo é tão grande, mas eu e minha família gostamos muito da região costeira do Mar Báltico. Andar descalços pela praia, a areia entre os dedos dos pés, o grande panorama que se distende sobre o mar, as magníficas formações costeiras e “verdadeiras” condições meteorológicas. Tudo isto é para nós uma grande atração.

www.eisenach.de

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp