(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
30/10/2018

Novas possibilidades de estudar Medicina

Fonte: www.deutschland.de – Acessado em: 30-10-2018

Como se pode estudar Medicina na Alemanha?

Até agora, isso só era possível para quem tivesse as melhores notas. Mas no futuro, mais candidatos deverão obter uma chance. Após uma decisão da Conferência dos Ministros da Cultura, deverá ter nova regulamentação a distribuição das vagas para o estudo de Medicina. Contudo, deverá continuar valendo a regra de “numerus clausus”, que se orienta pela nota final no colégio e regula o acesso limitado para os estudantes. Cerca de 20 % das vagas em Medicina Humana são destinadas aos candidatos e candidatas com as melhores notas. A novidade é que o currículo, a motivação e o engajamento pessoal deverão ser levados em conta no processo de seleção para o estudo universitário. Esses critérios desempenham um papel importante também no chamado “Medizinertest”. Cada vez mais universidades promovem esse Teste para Estudos de Medicina (TMS), que possibilita o acesso à universidade também aos candidatos sem as melhores notas.

Onde se pode estudar Medicina na Alemanha?

Distribuídas por toda a Alemanha, estão à disposição 38 faculdades de Medicina. Especialmente conhecidas são as grandes clínicas universitárias, como a Charité Universitätsmedizin em Berlim ou a Clínica Universitária de Heidelberg que, em cooperação com o Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ), é líder no setor da Oncologia. Ao lado das universidades estatais na Alemanha, cinco universidades privadas oferecem atualmente o estudo de Medicina. A estrutura do estudo é padronizada em toda a Alemanha e sua conclusão se dá através do chamado Exame Estatal. O acesso ao estudo em todo o país – também para os candidatos do exterior – se dá através do processo de seleção da fundação Stiftung für Hochschulzulassung. Amplas informações para os estudantes internacionais sobre o estudo de Medicina na Alemanha podem ser obtidas também num “website” do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, cujo “link” é study-in.de.

Até que ponto é internacional o estudo de Medicina na Alemanha?

Importante para um estudo de Medicina são bons conhecimentos de alemão. Mesmo quando se pode obter naturalmente a literatura especializada em inglês, as aulas e as provas são geralmente em alemão. Afinal, os aprendizes de médico têm de comunicar-se também com os pacientes. Mas vale a pena aprender alemão, pois as perspectivas profissionais para médicos internacionais são muito boas. O número de médicas e médicos estrangeiros que trabalham nos hospitais alemães aumenta enormemente há vários anos. E para a área rural, busca-se urgentemente médicos de clínica geral para assumir os muitos consultórios vacantes.

Guia: Como se tornar um doutor em Medicina na Alemanha (em inglês)

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp