(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
23/10/2018

Voluntariado na Alemanha

Fonte: www.deutschland.de – Acessado em: 23-10-2018

Alemanha. Um trabalho voluntário em outro país é uma experiência sem igual para toda a vida. Existem muitas possibilidades para os jovens de todo o mundo de se engajar voluntariamente na Alemanha. As ofertas vão de projetos sociais e ambientais até a formação política. Um resumo.

Serviço Voluntário Federal

As ofertas referentes ao Serviço Voluntário Federal (Bundesfreiwilligendienstes – BFD) estão também à disposição de pessoas de outros países. Quem não vive na UE precisa de um visto que permita exercer uma atividade profissional. Não existe um limite etário. Os interessados encontram vagas na Stellenbörse e candidatam-se na instituição correspondente.

Existem programas de um ano para estudantes até a idade de 27 anos que tenham concluído o ensino médio. Um deles é o Ano Voluntário Social (Freiwilliges Soziales Jahr – FSJ) para o trabalho de ajuda em jardins de infância, em instituições culturais e educacionais, em associações esportivas, em hospitais ou em asilos para pessoas não autossuficientes. É uma boa preparação para profissões em setores sociais. Quem tiver interesse pela natureza, pela proteção do meio-ambiente e pela agricultura pode fazer um  Ano Voluntário Ecológico (Freiwilliges Ökologisches Jahr – FÖJ).

Bundesfreiwilligendienst (Serviço Voluntário Federal)

Serviço Voluntário Europeu (Europäischer Freiwilligendienst – EFD)

A Europäische Kommission (Comissão Europeia) promove os Freiwilligendienste (serviços voluntários) em instituições de utilidade pública na Europa, para jovens participantes entre 17 e 30 anos de idade, dos países da UE e dos países parceiros do programa Erasmus. Existem muitos projetos na Alemanha, na bolsa de vagas.

EFD-Stellebörse im Europäischen Jugendportal (EFD–Bolsa de Vagas no Portal Europeu para Jovens)

Weltwärts

O serviço de voluntariado político-desenvolvimentista do Bundesministeriums für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung(Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento) foi ampliando, recebendo um “Programa Sul-Norte” que permite que pessoas de 18 a 28 anos de idade da África, Ásia, América Latina e Europa Oriental possam participar em projetos na Alemanha. Os interessados podem se dirigir à organizações de envio, do programa “weltwärts” no seu país de origem.

Weltwärts Süd-Nord (Weltwärts Sul-Norte)

Internationale Jugendgemeinschaftsdienste – IJGD (Serviços Comunitários Internacionais da Juventude)

Esta associação disponibiliza serviços voluntários de vários meses em setores sociais, culturais, políticos e ecológicos. Esses novos programas são dirigidos a interessados fora da Alemanha.

Incoming Freiwilligendienste (Serviços Voluntários Incoming)

Aktion Sühnezeichen (Ação Sinal de Penitência)

Uma das maiores organizações alemãs de voluntariado é a Aktion Sühnezeichen Friedensdienste (Ação Sinal de Penitência Serviços pela Paz) que trabalha sobretudo com organizações de países que sofreram sob o terror do nazismo. Mas ela também oferece serviços de paz na Alemanha. Seu objetivo é promover a reconciliação e o entendimento entre culturas e religiões.

Friedensdienste für internationale Bewerber (Serviços de paz para candidatos internacionais)

ifa CrossCulture Programm

O Instituo de Relações Internacionais (ifa) oferece a jovens profissionais até três meses de estágio prático nos setores da política e sociedade, da paz e direitos humanos, da mídia e cultura. Esse programa é dirigido principalmente a participantes de países islâmicos. O limite etário é de 45 anos.

CrossCulture Programm

 

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp