(41) 3093-9397 (11) 2844-1889 (41) 98780-0910 (41) 98780-0910

Notícias

 
29/01/2019

Início de carreira na Alemanha

Início de carreira na Alemanha

Por: Tanja Zech – Fonte: www.deutschland.de – Acessado em: 29-01-2019

Rodrigo era fascinado por automóveis desde criança. Quando chegou a hora de escolher uma profissão, estava claro para ele: “Onde é o melhor lugar para se aprender um pouco sobre carros? Na Alemanha!” Por isso, o jovem espanhol agora está fazendo aqui a sua formação profissional como mecatrônico de automóveis. A Alemanha não apenas fabrica carros de alto padrão, mas possui também um sistema excelente de formação profissional. O sistema dual de formação profissional reúne o aprendizado prático numa empresa e os fundamentos teóricos numa escola profissional. Uma formação profissional alemã oferece as melhores perspectivas para uma carreira internacional.

Quais são as chances para os candidatos internacionais a um emprego?

Em muitos setores falta mão de obra qualificada; além disso, quase 58.000 empregos permaneceram vagos em 2018. Por isso, são bem-vindos os aprendizes de outros países. Isso vale sobretudo para as profissões dos setores de saúde e de assistência, construção civil, tecnologia da informação, gastronomia, técnica sanitária, de calefação e de climatização, comércio varejista, bem como nos ofícios manuais de padeiro e de açougueiro.

Que formações profissionais são oferecidas?

Na Alemanha, existem cerca de 330 formações profissionais reconhecidas oficialmente. Uma visão geral é oferecida nos portais de internet planet-beruf.de e berufe.tv. Vagas de formação profissional podem ser encontradas nas bolsas de emprego da Agência Federal do Trabalho, da Câmara da Indústria e do Comércio e no portal Lehrstellenradar dos ofícios manuais.

Eu necessito de um visto de permanência?

Os jovens da União Europeia, da Suíça, de Liechtenstein, Noruega e Islândia não necessitam de um visto de permanência. Mas os que vêm de outros países têm de requerer um visto.

Até agora, é condição prévia que a pessoa já tenha encontrado uma vaga de formação profissional numa empresa da Alemanha e que a Agência Federal do Trabalho dê a sua aprovação. Mas a planejada lei da imigração de profissionais qualificados irá facilitar a busca de uma vaga de formação profissional: então, os estrangeiros de até 21 anos de idade poderão permanecer na Alemanha por até seis meses, para buscar uma vaga.

Duas condições prévias continuarão válidas: é preciso ter bons conhecimentos de alemão e comprovar que se dispõe de dinheiro suficiente para custear o próprio sustento; entre 600 e 700 euros por mês.

Onde o meu diploma escolar pode ser reconhecido?

Para se candidatar a uma vaga de formação profissional é necessário apresentar os certificados escolares traduzidos e autenticados. Informações sobre o reconhecimento dos diplomas escolares podem ser encontradas no portal anabin.kmk.org.

Compartilhe:

voltar

Compartilhe no WhatsApp